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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aprovada Lei que obriga cobrador de ônibus em Londrina

Lei obriga cobrador de ônibus em Londrina
Pela lei, os ônibus serão obrigados ter cobradores entre as 05hs e às 19h. Prefeitura não se manifestou sobre o assunto o que fez vereadores sancionarem a lei 11.472

ADAMO BAZANI – CBN

A obrigatoriedade da presença dos cobradores em ônibus urbanos causa diversos debates nas mais diferentes cidades do País.
Os empresários dizem que em corredores exclusivos e em sistemas com bilhetagem eletrônica, o cobrador fica praticamente ocioso dentro do ônibus. Em algumas cidades, o pagamento da passagem com o cartão ou bilhete eletrônico chega a 90%.
Até mesmo alguns sindicatos de trabalhadores, como o de São Paulo, entraram em acordo com os empresários e aceitaram a retirada dos cobradores em diversas linhas.
Trabalhadores e passageiros, no entanto, dizem que a presença do cobrador é sim ainda importante.
Ele auxilia o motorista, informando os passageiros, alertando sobre o trânsito em curvas mais fechadas ou cruzamentos com pouca visão e cobrando de quem ainda não tem cartão eletrônico. Há uma parcela de passageiros que usa eventualmente os transportes. Para eles não compensa comprar um cartão com vários créditos.
Quem defende a permanência do cobrador usa lógicas como: se dirigir e falar ao celular prejudica a concentração, dirigir e cobrar também. Se o passageiro só pode falar o essencial ao motorista, já que a conversa pode prejudicar a atenção do profissional, quanto mais identificar as moedas, calcular o troco e devolver o dinheiro.
Além disso, em várias cidades, a extinção da função do cobrador pode representar a perda de milhares de postos de trabalhos que, pelo número, nem todos podem ser reaproveitados em outras funções.
Em Londrina, no Paraná, a Câmara dos vereadores sancionou nesta terça-feira, dia 17 de janeiro de 2012, a lei 11.472 que obriga a permanência de cobradores nos ônibus convencionais pelo menos das 05 horas às 19 horas.
A lei é de autoria do vereador Marcelo Belinati e foi promulgada pelo vereador Rony Alves.
A peça foi aprovada por uma sanção tática. Isto é, a aprovação foi feita pelos próprios vereadores porque o tempo de análise da lei pela prefeitura estava acabando e o Prefeito não tinha se manifestado.
A Câmara acredita que com a aprovação vai garantir qualidade e maior segurança na prestação de serviços além de preservar o emprego dos cobradores
A empresa que não cumprir a determinação, de acordo com a lei, pode ser multada em dois salários mínimos por veículo diariamente. O ônibus também pode ser retido até a regularização.
A fiscalização cabe à CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização.

Publicado em 18/01/2012 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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