Motorista Comprometido

Motorista Comprometido
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

Notícias

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Trânsito e Celular: não faça essa combinação!

Ninguém tem dúvida de que o telefone celular surgiu para facilitar a vida. Mas, é preciso muita atenção quando se usa esse aparelho. Principalmente se o falante está dirigindo. Mesmo que seja num trânsito calmo. Lembre-se: para provocar um acidente, basta um segundo de distração. A conversa ao telefone no trânsito pode ser tão fatal quanto a mistura álcool e trânsito.
Você sabia que no o Pará, no período de janeiro a julho do ano passado foram registradas 3.691 infrações de trânsito cometidas com o uso do celular? Pois é. Se não sabia tome conhecimento de mais uma informação que causa surpresa: em 2002, no mesmo período, esse número subiu para 8.404 representando um percentual de 127,82%. Você pode colaborar para que essas estatísticas de infração não tornem a se multiplicar.
O artigo 252 do Código veda o uso do celular enquanto o condutor dirige. A multa para quem infrigir a legislação é de R$ 85,13, pois esse tipo de infração é considerada média e o motorista perderá quatro pontos na carteira.


VIVA-VOZ

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) entende que apesar do Código de Trânsito Brasileiro não fazer nenhuma referência ao uso do viva-voz, usar esse equipamento enquanto se dirige é tão perigoso quanto o próprio aparelho celular porque também tira a atenção do motorista. O Denatran tem o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e de todos os Detrans do Brasil que defendem a idéia de que a atenção, elemento que compõe a estrutura cognitiva do condutor defensivo, é o fator mais importante no processamento das informações que são captadas pela visão, quando da direção veicular.

EDUCAÇÃO

A olho nu você deve perceber, em algumas vias da cidade, que muitos motoristas ainda não estão conscientes dos riscos que oferecem a si e aos outros, quando procuram fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas saiba que o Detran está empenhado em chamar a atenção e fazer com que o próprio motorista tenha consciência dos riscos que corre ao dirigir e falar ao telefone simultaneamante. Seguindo a orientação do Departamento Nacional de Trânsito, o Detran vem colocando em prática, através do Pacto pela Vida no Trânsito, ações educativas que abordam o uso do celular no trânsito.

Espalhe essas informações para os seus amigos, vizinhos e parentes e contribua para que cada vez mais um número maior de motoristas tomem consciência dos perigos de dirigir e falar ao mesmo tempo ao telefone.


LEMBRE-SE: NO TRÂNSITO, CELULAR NEM PENSAR! SEJA UM MOTORISTA CONSCIENTE. DICAS PARA O BOM MOTORISTA
Veja como você pode incorporar alguns atos importantes em relação ao celular

-Sempre que for dirigir, de preferência deixe o seu telefone fora da área de serviço
-Se você preferir manter o telefone ligado, saia da rodovia se for necessário discar ou completar uma conversação
-Caso não possa sair da rodovia de maneira segura, permaneça na pista de tráfego lento até que consiga sair com segurança para atender ao telefone
-Lembre que o Código de Trânsito proíbe que o motorista dirija com apenas uma das mãos. O melhor é deixar que a caixa postal atenda as ligações, checando e retornando as mensagens quando estiver em local apropriado
-Faça o uso correto do telefone celular e usufrua da segurança, comodidade, produtividade que podem até salvar vidas. Basta saber usar.

Publicado no site Detran - Pará: http://www.detran.pa.gov.br/index.php?pagina=menu/educacao/campanha/celular.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário