Motorista Comprometido

Motorista Comprometido
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

Notícias

sábado, 31 de março de 2012

Campanha quer reduzir desperdício de cargas nas estradas do Paraná

O desperdício de cargas pelas estradas causa prejuízos aos transportadores e suja as cidades, principalmente as vias que dão acesso a terminais portuários. No Paraná, para minimizar o problema a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a concessionária Ecovia lançaram uma campanha para conscientizar os caminhoneiros sobre a importância de estarem atentos ao assunto.

Panfletos educativos serão distribuídos nas praças de pedágio do interior do Paraná, no Pátio de Triagem do Porto e nos terminais de descarga para mostrar aos motoristas a importância de lacrar as bicas dos caminhões – dispositivo por onde a carga a granel é escoada. Se não for lacrada corretamente, ela pode abrir durante o trajeto e causar vazamentos.

Também pode ocorrer do próprio condutor não perceber o desperdício dos grãos ao longo da rodovia. Em outros casos, quando a bica está sem lacre, pode sofrer a ação de vândalos que abrem o dispositivo para escoar ilegalmente uma parte da carga de grãos.

A legislação de trânsito prevê multa para o caminhoneiro que trafegar pelas estradas com a bica do caminhão aberta. O motorista é autuado com multa gravíssima e perde sete pontos na carteira. Além disso, se houver algum acidente causado pela carga derramada, ele pode ser indiciado.

A campanha conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Claspar, Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam/PR) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado Paraná (Fetranspar).

Fonte: Agência CNT de Notícias
Publicado em 31/03/2012 por Rafael Brusque Toporowicz no site http://blogdocaminhoneiro.com/campanha-quer-reduzir-desperdicio-de-cargas-nas-estradas-do-parana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário