Motorista Comprometido

Motorista Comprometido
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

Notícias

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Manutenção preventiva gera economia e diminui acidentes


Motoristas devem estar atentos às condições das peças e componentes dos veículos.

Foto: Júlio Fernandes/Agência Full TimeManutenção preventiva gera economia e diminui acidentes
Motoristas da cidade de São Paulo podem realizar uma avaliação gratuita dos itens de seguranças dos veículos. A iniciativa é do Programa Carro 100%, cujo objetivo é conscientizar os condutores sobre a importância de realizar a manutenção preventiva dos automóveis, prática que gera economia e diminui o risco de acidentes nas ruas e estradas.

Até o fim do ano, os motoristas interessados no ‘check-up’ podem se dirigir ao Auto Shopping Cidade, na Marginal Pinheiros, das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. Em poucos minutos, o carro passa por uma linha de estação automatizada  a mais moderna do país, e são verificados itens como suspensão, rodas, freios, fluido de freio e alinhamento dos faróis. No final, o condutor receber um relatório sobre as condições do automóvel. 

De acordo com dados do Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada à ocorrência de 27% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil. Como a maioria dos motoristas só procura oficinas e concessionárias quando as peças apresentam defeito, os carros ficam mais vulneráveis a panes, causam congestionamentos e prejudicam o trânsito.

“Antes de colocar um veículo em circulação, é preciso saber operá-lo, conduzi-lo de forma eficaz. O primeiro quesito é a questão da segurança e da dirigibilidade, ou seja, saber se os componentes e peças do carro estão no tempo de vida útil, se não estão com desgaste prematuro”, explica à Agência CNT de Notícias o técnico de formação do Sest Senat de São Gonçalo (RJ), Edson Teixeira.

manutencao3_08102012.jpgEm relação à economia, a estimativa é que a manutenção preventiva seja 30% mais barata que a corretiva. “Se utilizar de forma correta os componentes e evitar desgastes físicos, o motorista deixa de arcar com custos como a troca de uma peça. Pode conduzir o veículo em uma distância maior, além de priorizar a sua segurança e saúde”, destaca o técnico.

Sobre a troca das peças, o Programa Carro 100% orienta que o ideal é procurar uma oficina de confiança, onde um profissional capacitado tem condições de identificar a autopeças mais adequadas o veículo. Se a compra for feita diretamente em uma loja de autopeças, é precisar se atentar à procedência, verificar o CNPJ do fabricante e se a embalagem não está violada, além de exigir a nota fiscal.

Segundo um levantamento realizado em 40 mil oficinas, os serviços de manutenção preventiva mais executados são os de reparos em peças dos sistemas de injeção eletrônica, freios, embreagem, suspensão e troca de óleo. Antes de uma viagem, os cuidados com esses itens devem ser uma das principais preocupações do motorista.

Publicado em 08/10/2012 pelo Rosalvo Streit - Agência CNT de Notícias no site http://www.cnt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário