Motorista Comprometido

Motorista Comprometido
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

Notícias

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Feriado da Proclamação da República tem redução de 19% no número de óbitos nas estradas


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse que a tendência de queda no número de acidentes nas estradas deve ser mais acentuada à medida que a população tomar consciência da necessidade de dirigir com cautela. Segundo ele, os 26% de redução de acidentes registrados no último feriado prolongado é resultado da ação de fiscalização e campanhas de conscientização.
Os dados da “Operação Proclamação da República 2012”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 814 acidentes a menos nas rodovias federais, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.310 acidentes, com 1.367 feridos e 110 mortes. “Não é mais possível, a cada feriado, famílias serem atingidas pela dor da perda de um parente nas estradas. Precisamos mudar este quadro”, disse ele,
No mesmo período em 2011, a PRF registrou 3.124 acidentes, com 1.766 pessoas feridas e 135 óbitos. Os números mostram redução de 19% no número de mortes e de 23% de feridos. “Os números confirmam a redução de acidentes que vem ocorrendo desde o final do primeiro semestre de 2011. Mas ainda são elevados. A sociedade precisa se sensibilizar e mudar o comportamento no trânsito”, disse Aguinaldo Ribeiro.
O foco da operação da PRF neste feriado foi o combate à embriaguez. Todos os motoristas que apresentaram sinais de ingestão de álcool foram impedidos de seguir viagem ao volante.
Ações – Desde setembro deste ano, o Ministério das Cidades coordena uma Campanha Permanente para Redução de Acidentes, lançada pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo da campanha, conhecida como Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida, é reduzir em 50% os acidentes de trânsito nas estradas do país e alertar os motoristas sobre a importância do respeito às regras do trânsito.
Em dezembro, o MCidades distribuirá um milhão de bafômetros aos Departamentos de Trânsito, para campanha educativa de combate à embriaguez ao volante. Também será lançada uma campanha de utilidade pública alusiva às festividades de Natal e Fim de Ano. Essas ações fazem parte do Parada.
Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o Parada “é um compromisso com o Brasil e com todos os cidadãos brasileiros", para diminuir a violência no trânsito. A campanha faz parte do acordo com a Organização das Nações Unidas, que definiu os anos de 2010 a 2020, como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta é reduzir em 50% as mortes em todo mundo.
Entre as ações do Pacto pela Vida, estão filmes e peças publicitárias, blitz educativas e ações promocionais em eventos, como a que ocorreu no 27º Salão do Automóvel de São Paulo. No estande do ministério foi instalado o protótipo de um simulador de direção, para teste dos motoristas.
Os interessados em conhecer o equipamento puderam, por exemplo, ver como ficam reduzidos os reflexos após beber e dirigir e ao falar ao celular. O simulador será obrigatório em todas as autoescolas do país, a partir do próximo ano, nas aulas de direção que antecedem as aulas práticas.
 Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ministério das Cidades
Publicado em 20/11/2012 no site http://www.cidades.gov.br/index.php/o-ministerio/noticias

Um comentário:

  1. Praticar a "Direção Defensiva" é uma decisão inteligente no trânsito. Pense nisso!

    Palestrante José Rovani
    Palestras VIP para Motoristas!

    ResponderExcluir