Motorista Comprometido

Motorista Comprometido
Arquivo: HighPluss Treinamentos, 2017.

Notícias

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Scania começará a testar caminhões 100% elétricos em condições reais

scania eletrica
Em fevereiro de 2016 a Scania irá começar a testar caminhões elétricos em estradas preparadas com redes catenárias, aprovadas pela Administração de Transportes da Suécia, dentro do projeto Gävle Electrical Roads. O projeto visa demonstrar a avaliar a tecnologia de condução elétrica, que envolve as linhas de transmissão de energia elétrica aéreas (catenárias), conectadas aos veículos por meio de pantógrafos.
O projeto esta em linha com um plano do governo sueco, que visa ter uma frota de veículos 100% limpos até 2030. O projeto tem um custo de cerca de 77 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 30 milhões).
Os caminhões da Scania irão operar em serviços de transporte de mercadorias em uma rota de testes de apenas dois quilômetros, que está sendo construída entre o Porto de Gävle e Sorvik, na estrada 16. Os caminhões são equipados com um trem-de-força híbrido desenvolvido pela Scania.
A energia é transmitida da rede para os caminhões através de um coletor pantográfico instalado atrás da cabine. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Siemens, que desde 2013 trabalha em conjunto com montadoras afim de testar o sistema de propulsão elétrica.
O principal benefício trazido por um sistema de alimentação para veículos pesados elétrico é a redução de cerca de 80 a 90% da dependência de combustíveis fósseis, grandes responsáveis pela poluição mundial.
Publicado em 05/06/205 no Blog do Caminhoneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário